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06/09/2006
5 Dicas de Nutrição para seu leitor
Especialistas do flat Residencial Santa Catarina dão 5 dicas sobre qualidade de vida para chegar bem à 3ª idade. Esta semana, mais orientações da nutricionista Renata Fernandes

1- DECORAR O PRATO

Quando sentimos o cheiro da comida ou pensamos em comer, o cérebro entra em ação. Nessa hora, ele envia um recado às glândulas salivares para que comecem a secretar saliva. A partir daí, suas enzimas começam a entrar em ação executando papel fundamental no auxílio à digestão. Portanto, dê preferência aos pratos atraentes e deliciosos. Eles vão estimular a salivação e conseqüentemente contribuir para uma boa digestão.

2- FAZER RODÍZIO DE ALIMENTOS

Não coma os mesmos alimentos todos os dias. Os excessos podem causar alergias, sensibilidades e intolerâncias alimentares. Coma determinado alimento com intervalo de quatro dias. Além de evitar alergias, você também vai nutrir o corpo com maior variedade de alimentos.

3- ENZIMAS! ENZIMAS! ENZIMAS!

Brotos, hortaliças e frutas cruas, nozes e sementes estão carregados de enzimas. Elas são o segredo da absorção de nutrientes e da saúde vibrante.

4- QUEBRAR O JEJUM

Coma sempre algo saudável e substancial no desjejum. Este é o período em que as energias do estômago estão no auge, e suas enzimas digestivas estão ansiosas para entrar em ação. Se você deixar de comer no desjejum, gradualmente irá enfraquecer o estômago e sua digestão. Frutas frescas, aveia, painço e mingau de quinoa são ótimas opções matinais.

5- DENTES E GENGIVAS

Desequilíbrios hormonais, deficiências de minerais e falta de higiene dental tornam as gengivas suscetíveis a sangramento. Neste caso, os dentes também ficam sob tensão, problema que na maioria das vezes, é causado por carência de minerais. Se os seus dentes ou  gengiva foram atingidos, comece a fortalecê-los o mais depressa possível com alimentos e suplementos apropriados. Sementes de gergelim, quinoa, verduras de folhas verde-escuras, alga-marinha, figos secos e alimentos de soja são ótimas escolhas. Os  minerais essenciais para os dentes podem ser encontrados em hortaliças, cereais integrais, no leite e seus derivados.

Fonte: Renata Fernandes Nutricionista Chefe do Residencial Santa Catarina, o primeiro e considerado o melhor flat residencial brasileiro de luxo, especializado no atendimento à terceira idade.

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