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26/03/2007
Sono: 5 Dicas de saúde para seu leitor
Especialistas do flat Residencial Santa Catarina, de São Paulo, toda semana dão 5 dicas sobre qualidade de vida para chegar bem à 3ª idade. Localizado a 50 metros da avenida Paulista, o Residencial é o primeiro flat de luxo do País focalizado no atendimento a moradores de Terceira Idade. Esta semana, orientações e informações sobre o sono, com Sheila Bigon Cunha, Gerontóloga e Enfermeira Chefe da Unidade de Saúde do Residencial.

1- A vida muda, o sono muda
Na terceira idade a pessoa passa a dormir menos. O que muda, na verdade, não é a duração do sono, e sim o comportamento durante ele. O jovem experimenta numa só noite várias fases de sono profundo, mas com o avanço da idade essas escalas vão ficando menos freqüentes e, em certos casos, podem até ser suprimidas. Assim, as noites passam a ser inquietas e com menos descanso. Essas ocorrências surgem após os 60 anos e podem provocar fadiga física e mental, dificuldades de concentração, irritabilidade, pouco rendimento intelectual e profissional.

2- Quadro agravado
A redução do sono na terceira idade normalmente é gradual, mas pode ser agravada por doenças reumáticas, urológicas e cardiológicas, além de estresse, nervosismo e excesso de estimulantes.

3- Como melhorar
Um colchão adequado a seu tipo físico, posição decúbito lateral e travesseiros entre as pernas melhoram o alinhamento do corpo e ajudam a ter uma boa noite de sono. Aliás, isso vale tanto para idosos quanto jovens.

4- Tente evitar
É possível controlar a insônia com medicamentos, porém muitas vezes eles enganam nosso organismo e podem causar dependência.

5- Onde buscar ajuda
Se a insônia aperta, ir a um médico especializado é uma medida inteligente para corrigir distúrbios de sono. Existem inclusive entidades especializadas, como o Instituto do Sono do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Mas há outras atividades que ajudam a ter no travesseiro um bom companheiro: hidroginástica, natação, caminhadas, artesanato e ioga - em especial se feitas à noite - normalmente levam a ótimas horas de sono.


Fonte: Sheila Bigon Cunha é especialista em geriatria e gerontologia e coordena a Unidade de Saúde do Residencial Santa Catarina - primeiro flat residencial de luxo especializado no atendimento à terceira idade do Brasil. Na web, o empreendimento está em www.residencialsantacatarina.com.br.

Serviço: Residencial Santa Catarina - Rua Leôncio de Carvalho 98 - São Paulo - SP - Fone 11.3177-2999 - www.residencialsantacatarina.com.br


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